16 de julho de 2024

Plenárias, mobilizações e lançamento do PL de Iniciativa Popular. A semana em que a os caixas do BB foram a pauta de destaque.

Começamos com mais de 260 participantes na plenária convocada para segunda-feira (8/7) pela Federação de Bancários da Bahia e Sergipe, ocorrida de forma virtual e aberta a caiex de todo o país. A plenária contou com a presença da Dra. Renata Cabral, assessora jurídica da Contraf, que apresentou um histórico e também perspectivas sobre a ação judicial da gratificação dos caixas, informando que a Contraf recorreria com o devido preparo da decisão em segunda instância que cassou nossa liminar.

Focando em discutir propostas de mobilização em resposta ao revés na ação judicial, a plenária encaminhou a proposição de Fábio Ledo, representante da Federação na CEBB. O encaminhamento é que a Federação buscará durante a Campanha Salarial a construção de ações unificadas, visando pressionar por uma solução negociada com o BB, através de atos e protestos nas agências que envolvam todas as entidades que compõem a Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB).

Entre 70 e 80 pessoas participaram das plenárias virtuais convocadas pelo Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (9/7) e pelo Sindicato dos Bancários do Município do Rio de Janeiro (10/7), igualmente abertas a outros estados.

A plenária do Espírito Santo teve um enfoque na questão do Projeto Piloto “Inova Varejo”, que está em execução no estado e que afeta diretamente os caixas ao promover o encerramento de guichês em diversas agências e a extinção de PSOs menores. A dirigente do Sindicato Goretti Barone enfatizou que o Inova Varejo deve ser discutido nacionalmente pelo conjunto do funcionários e das entidades sindicais, visto que a perspectiva é se estender para o restante do país. Goretti também propôs que o conjunto das entidades sindicais manifeste repúdio e exija retratação do BB pela declaração de seu advogado, que comparou os caixas a profissões do século XIX, em claro desrespeito aos funcionários, cujo trabalho segue sendo demandado por clientes nos guichês das agências.

A plenária do Rio de Janeiro também contou com a presença da Dra. Renata Cabral, que pôde na oportunidade responder a diversas dúvidas colocadas pelos caixas através de intervenções ou textos no chat. Representante do Sindicato na CEBB, Rita Mota propôs o encaminhamento de duas ações de mobilização já para a sexta-feira (12/7), acolhidas pela plenária: a diretoria do sindicato distribuiria cartazes e adesivos nas agências em defesa da função, enquanto os funcionários seriam convidados a usar preto e realizar postagens nas redes com a hashtag #BBValorizeOsCaixas.

Plenárias presenciais foram convocadas para quarta-feira (10/7) pelo Sindicato dos Bancários de Bauru (SP) e do Rio Grande do Norte, que encaminharam para sexta-feira (12/7) a paralisação do atendimento pela manhã, com atraso da abertura das agências. Também na quarta ocorreu uma plenária virtual convocada pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão, que convocou os caixas a vestirem preto na sexta.

Tendo sido bem recebida nas diversas plenárias, a UNACaiexBB apresentou três eixos de demandas que consideramos que devem ser priorizadas neste momento de Campanha Salarial:

1) Combater o fechamento de guichês de caixa

2) Manter o pagamento da gratificação aos caixas

3) Plano de carreira e priorização para os caixas em concorrências e nomeações

Anunciamos também o lançamento do Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Na Boca do Caixa”, que garantirá o direito dos consumidor bancário a realizar quaisquer transações nos guichês, sempre que for de sua preferência, acabando com a exclusividade de canais em convênios e outras medidas restritivas aos clientes. Disponibilizamos o formulário para que seja impresso e vários de nós já estão em campo colhendo as assinaturas!

Conheça o Projeto de Lei de Iniciativa Popular "Na Boca do Caixa" (www.nabocadocaixa.com.br)

Fechamos então a semana com uma série de mobilizações importantes na sexta-feira (12/7), dia em que se realizou nova rodada de negociação entre a CEBB e o Banco do Brasil. Enquanto Bauru (SP) e Rio Grande do Norte atrasaram a abertura das agências realizando atos, reuniões e protestos, a convocação por outros sindicatos para se vestir preto e postar a hashtag #BBValorizeOsCaixas foi acompanhada por adesões de caixas dos diversos cantos do país.




Veja os outros registros de manifestações em defesa dos caixas em 12/07: https://photos.app.goo.gl/dLxYaZHAvmtisf6k9

 

BB não fará alterações no pagamento da gratificação durante a Campanha Salarial e sindicatos buscarão uma solução negociada


Tendo sida a primeira questão discutida na rodada de negociação cujo tema era "Cláusulas Sociais, Jornada e Teletrabalho", foi estabelecido pelo Banco do Brasil o compromisso de não realizar alterações quanto ao pagamento da gratificação até que se encerrem as negociações da Campanha Salarial. A CEBB se comprometeu a buscar uma solução negociada durante esse período.

Considerando a importância de tais compromissos, apresentaremos às entidades sindicais a demanda de que definam com o Banco uma data para rodada de negociação específica sobre os caixas, e que organizem para a ocasião um Dia Nacional de Luta em Defesa dos Caixas do BB, envolvendo dessa vez todas as entidades sindicais.

Convidamos todas as entidades sindicais a aderirem à nossa campanha de coleta de assinaturas para o PL de Iniciativa Popular “Na Boca do Caixa”!

Aos caixas do BB, estamos propondo que cada um assuma a tarefa de buscar 300 assinaturas, entregando folhas para clientes, colegas, parentes e amigos, pedindo que tragam de volta preenchidas. Se 5.000 caixas fizerem isso, já chegaremos aos 1.5 milhão de eleitores, muito próximo do necessário para que o Congresso Nacional coloque o Projeto em votação!

Sigamos usando a hashtag #BBValorizeOsCaixas nas redes sociais e também em comentários na AGN (desde que respeitando o Código de Ética)!

A luta continua!



Nenhum comentário:

Postar um comentário